ULS Nordeste alarga Hospitalização Domiciliária a mais ERPIs

Fotografia: ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a alargar a intervenção da Unidade de Hospitalização Domiciliária a mais Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs), tendo em vista o tratamento de um maior número de doentes no seio das instituições.

Para o efeito, foram formalizados, no passado dia 14 de fevereiro, protocolos com mais três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs), nomeadamente o Centro Social de São Pedro de Sarracenos, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Ponte – França e o Centro Social e Paroquial de Baçal.

De acordo com a ULS do Nordeste, o alargamento da ação desta Unidade vai permitir a prestação dos mesmos cuidados médicos e de enfermagem que teriam em ambiente hospitalar, com qualidade e em segurança, aos utentes que reúnam critérios clínicos para permanecer nas instituições, garantindo-lhes os tratamentos necessários no seu contexto habitual.

O presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Carlos Vaz, enalteceu “os inequívocos benefícios desta medida para os doentes, que passam a ter acesso aos mesmos cuidados que teriam em contexto hospitalar no conforto das instituições, que se traduz num impacto positivo na sua recuperação.

“Esta parceria representa assim mais um importante passo no âmbito da cooperação entre as áreas da Saúde e Social”, afirmou o responsável.

Também presente nesta reunião, o diretor clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Duarte Soares, salientou que, “a par dos cuidados de saúde prestados aos utentes, também serão garantidos acompanhamento e apoio às equipas das ERPIs por parte dos profissionais de saúde da ULS do Nordeste, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados prestados aos doentes”.