ULS Estuário do Tejo assina protocolo para reduzir “internamentos sociais”

Fotografia: Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de proporcionar uma resposta mais rápida para os doentes que permanecem internados após alta clínica, designados como “internamentos sociais”.

Este acordo visa libertar camas nas enfermarias e, assim, reduzir a pressão de doentes que permanecem no Serviço de Urgência a aguardar internamento em enfermaria.

“É uma longa estrada que se abre de cooperação e será muito útil pois servirá a população que as duas instituições servem”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da ULS Estuário do Tejo, Carlos Andrade Costa.

Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Armando Carvalho, destacou a importância de “uma ligação forte à ULS Estuário do Tejo” de forma a servirem melhor os utentes.

O protocolo prevê que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira ceda 14 camas à ULS do Estuário do Tejo. Essas camas serão utilizadas por doentes que não necessitam de cuidados hospitalares e que aguardam resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados.

“Sendo doentes que não necessitam de cuidados hospitalares, acabam por ter um impacto no que é a fluidez de doentes para as camas de enfermaria, pois essas camas de enfermaria estão ocupadas com estas situações. A ida destes utentes para a Misericórdia libertará essas camas de enfermaria”, explicou Carlos Andrade Costa.

Além disso, ao abrigo deste protocolo, a ULS Estuário do Tejo irá realizar formações em Suporte Básico de Vida para todos os colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, promovendo a capacitação e preparação dos profissionais.

Este protocolo entrou em vigor a 1 de julho e terá duração até 31 de dezembro de 2024.