Plano de Ação europeu para combater a resistência aos antimicrobianos

A Comissão Europeia adotou, a 29 de junho, um plano de ação para combater a resistência aos antimicrobianos, um problema responsável, segundo um comunicado da Comissão, por 25 mil mortes anuais na União e um prejuízo de 1,5 mil milhões de euros.

O novo plano de ação integra-se na iniciativa “Uma só Saúde” e inclui orientações para promover a utilização prudente dos agentes antimicrobianos na saúde humana. Estas orientações são direcionadas para todos os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, farmacêuticos, gestores de hospitais e qualquer outro que desempenhe um papel no uso de agentes antimicrobianos – e complementam orientações de prevenção e de controlo de infeções que possam existir a nível nacional.

As ações previstas do Plano estão assentes em três pilares principais:

  1. Tornar a UE uma região de boas práticas

A prossecução deste objetivo requer melhor coordenação, vigilância e medidas de controlo. Isto irá apoiar os Estados-Membros a estabelecer, implementar e monitorizar os seus planos de ação em linha com o compromisso assumido com a Assembleia Mundial da Saúde. Os exemplos de apoio por parte da Comissão incluem o fornecimento de dados baseados em evidência, implementação de legislação que permita monitorizar e reportar resistência a antimicrobianos em animais e humanos, permitindo a aprendizagem mútua e a troca de ideias.

  1. Reforço da investigação, desenvolvimento e inovação

O objetivo é obter inputs para a implementação de políticas e medidas legais para combater a resistência aos antimicrobianos e preencher lacunas de conhecimento, por exemplo acerca do papel da resistência aos antimicrobianos no ambiente. Os programas de parceria vão focar-se em melhorar o conhecimento no controlo efetivo da infeção e a vigilância, incluindo novos diagnósticos, e desenvolver novas terapias e vacinas.

  1. Definição da agenda mundial

Esta medida consiste no reforço da colaboração com organizações multilaterais, bem como a intensificação da cooperação com os países em desenvolvimento mais afetados.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.