Perspetivas e Aplicações de Modelos de Linguagem de Grande Escala e Agentes Dialogantes nos Cuidados de Saúde

Fotografia: Alexandra_Koch_Pixabay

Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (MLGE), conhecidos em inglês como Large Language Models, representam uma evolução significativa na área da inteligência artificial, atraindo grande atenção recentemente. Estes modelos são criados e treinados a partir de uma grande quantidade de dados de informação textual, o que lhes confere a capacidade de interpretar texto e gerar respostas adequadas em linguagem natural. Esta tecnologia permite a criação de agentes dialogantes, com capacidade de interação em linguagem natural, que exibem conhecimento enciclopédico sobre uma grande diversidade de tópicos. As capacidades destes sistemas continuam a evoluir de forma meteórica, com algumas das maiores empresas de tecnologia, como a Microsoft, a Google e a OpenAI, a investirem fortemente na área e a reorientar processos de negócio e produtos para tirar o melhor partido possível desta tecnologia emergente.

Como seria de esperar, estes avanços tecnológicos impactam também a área dos cuidados de saúde. Os agentes dialogantes interagem tanto com profissionais de saúde quanto com pacientes, oferecendo uma gama de serviços, desde apoio ao paciente até assistência administrativa.

Benefícios e Aplicações nos Cuidados de Saúde

Os potenciais benefícios desta tecnologia são claros e importantes. A acessibilidade, conveniência e custo reduzido são fatores transversais a ter em conta. A agilização e ganho de eficiência em tarefas de rotina (p.ex. apoio ao doente na marcação de consultas ou assistência na triagem de doentes) podem reduzir a carga de trabalho dos profissionais, com vantagens para todos os intervenientes no processo. (...)

Em colaboração com Jorge Barreiros, docente ISEC/IPCoimbra, Doutorado em Engenharia Informática

Artigo completo na TecnoHospital nº121, jan/fev 2024, dedicada ao tema 'Fronteira de impacto da Inteligência Artificial na Saúde'