Medicamento que previne VIH poderá ser dispensado nas farmácias

A diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA admitiu que o medicamento que previne o VIH e que é de uso exclusivo dos hospitais poderá vir a estar disponível nas farmácias.

O objetivo desta iniciativa é o medicamento chegar a mais pessoas. Neste momento estão cerca de 1200 pessoas em Portugal a fazer profilaxia pré-exposição da infeção por VIH (PrEP), mas “para tirar todos os dividendos em termos de saúde pública seria necessário abranger entre 10 mil e 15 mil pessoas”, afirmou Isabel Aldir, diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA.

O PrEP consiste na toma de medicação antirretroviral por pessoas que não têm VIH, mas que se encontram numa posição de elevada vulnerabilidade ao vírus. Atualmente, este encontra-se apenas disponível na rede e nos clínicos que tratam pessoas infetadas pelo VIH.

“Estamos a falar de uma prevenção e a prevenção deve estar o mais próximo possível da população e temos ainda de ter consciência de que estamos a tratar, por vezes, de populações que, por múltiplas razões, têm um acesso mais dificultado às estruturas formais de saúde”, acrescentou a diretora.

Para atingir o objetivo, Isabel Aldir pondera disponibilizar o PrEP em farmácias e trabalhar com organizações de base comunitária. Caso as capacidades de resposta estejam esgotadas, o acesso ao medicamento em termos de medicina privada poderá ser equacionado.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.