DGS divulga orientação destinada às unidades de saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma Orientação com as recomendações para os profissionais de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) nas unidades de prestação de cuidados de saúde.

Entre as diversas medidas, o documento estabelece que os serviços e espaços onde se encontram doentes infetados sejam, sempre que possível, mantidos em subpressão (pressão negativa) e que seja assegurada a ventilação permanente dos espaços através de introdução de 100 por cento de ar exterior, com taxas de renovação não inferiores a dez renovações por hora.

No caso das instalações sanitárias é recomendado que as tampas das sanitas estejam fechadas quando o autoclismo é descarregado, de forma a minimizar a libertação de gotículas e resíduos de gotículas no ar. Assim, é necessário garantir que os utilizadores sejam advertidos para o uso das tampas.

Sobre os cuidados a adotar com a recirculação de ar interior, a Orientação define que, nos blocos operatórios para doentes COVID-19, mais concretamente nas salas de operações e salas de recobro, essa recirculação não deve ser realizada. Neste caso poderão ser utilizados purificadores de ar portáteis que ao remover efetivamente partículas do ar, providenciam um efeito semelhante ao da ventilação.

O documento refere ainda os procedimentos a ter com a limpeza e higienização de unidades terminais e unidades centrais, referindo que apenas o pessoal qualificado, equipado com Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado e procedimentos bem definidos deverá fazê-lo.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.