Importância do sistema de ventilação na mitigação da contaminação

Fotografia: AhmadArdity_Pixabay

A qualidade do ar que respiramos desempenha um papel fundamental no equilíbrio de ecossistemas saudáveis. Num mundo cada vez mais consciente dos impactos ambientais negativos sobre as ecologias frágeis, a relação entre unidades de ventilação mecânicas sustentáveis, a preservação de ambientes internos mais saudáveis e a mitigação das contaminações aéreas é um desafio determinante e que exige uma crescente atenção para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Em contexto hospitalar, o controlo ambiental é um aspeto ainda mais crítico e altamente complexo da engenharia e gestão hospitalar, com impacto direto na qualidade dos cuidados médicos e na prevenção de infeções hospitalares. O desafio passa por um equilíbrio entre a necessidade de unidades de ventilação cada vez mais eficientes e a preservação da qualidade do ambiente interior.

O objetivo final de qualquer unidade de ventilação mecânica consiste no fornecimento de ar com características controladas, mantendo os níveis de contaminantes (físicos, químicos e microbiológicos) em valores cujo risco de exposição seja mínimo, tanto para profissionais como para utentes ou visitantes. No caso dos profissionais de saúde, o risco apresenta maior relevância pela exposição prolongada, com efeitos imediatos e/ou a longo prazo. Por sua vez, os utentes apresentam um risco acrescido de exposição, uma vez que tendem a ser mais vulneráveis e a apresentar comorbilidades, o que poderá levar ao agravamento do seu estado de saúde em condições ambientais desfavoráveis. (...)

Por André Fisteus, Engº Mecânico, SUCH Segurança e Controlo Técnico Norte; Cláudia Pereira, Engª Biomédica, SUCH Segurança e Controlo Técnico Norte; e Mafalda Ferreira, Bioquímica, SUCH Segurança e Controlo Técnico Norte

Artigo completo na TecnoHospital nº120, nov/dez 2023, dedicada ao tema 'Ecossistemas de ambientes saudáveis em saúde'