Hospital de Braga obtém certificado de economia circular emitida pela ADENE

Fotografia: Hospital de Braga

O Hospital de Braga, que integra a Unidade Local da Saúde de Braga (ULS de Braga), participou no eCIRCULAR, o novo sistema de classificação de práticas de gestão em economia circular da ADENE – Agência para a Energia, obtendo o certificado de classe B.

O eCIRCULAR é um sistema para que as organizações dinamizem ações e que obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular, tratando-se de um modelo abrangente e aplicável a múltiplos setores.

O processo de avaliação das empresas resulta na atribuição de uma classificação, numa escala de F a A+, possibilitando uma análise cuidada da situação atual da entidade e quais as áreas que devem ser melhoradas.

De acordo com o comunicado enviado à redação, o Hospital de Braga foi uma das poucas unidades do setor da saúde avaliada em 27 parâmetros diferentes que inclui avaliação em recursos hídricos, energéticos, de materiais, bem como, as práticas implementadas, tendo obtido a classificação B e com identificação de medidas para a passagem ao nível seguinte da classificação.

“Este sistema de classificação do desempenho em economia circular oferece um conjunto claro e estruturado de diretrizes e métricas de avaliação. Através da sua especificidade e transparência, torna as práticas e os resultados mensuráveis, combatendo o ‘greenwashing’ e promovendo a sustentabilidade genuína”, referiu a diretora do Serviço de Qualidade, Epidemiologia e Segurança da ULS de Braga, Armanda Pereira.

“Ao utilizar este sistema, as empresas podem demonstrar de forma robusta e confiável o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para uma transição mais justa e sustentável para todos”, reforçou Armanda Pereira.

A ADENE tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia e suas interfaces com outras políticas setoriais, em articulação com as demais entidades com atribuições neste domínio.