Hospital de Santa Maria, a olhar para o futuro

Inicialmente com o nome de “Hospital Escolar de Lisboa”, o Hospital de Santa Maria foi construído mediante autorização publicada no Decreto-Lei 22:917, de 31.06.1933.

Foram elaborados 12 anteprojetos de arquitetura entre 1936 e 1939, tendo sido aprovado o projeto de arquitetura em 1939, sob a responsabilidade do arquiteto alemão Hermann Distel.

Em 1940 iniciou-se a construção do hospital, e o mesmo foi inaugurado em 27 de abril de 1953.

Com uma planta longitudinal composta pela articulação de vários retângulos, em “H”, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura em terraço, com onze andares (dois subterrâneos e nove elevados), e dois corpos longitudinais rematados nos extremos por quatro torreões.

O Hospital, inicialmente com 1457 camas, com uma implantação de 34 mil m2, com área de construção de 128 mil m2, uma frente com 260 m de comprimento, 4.500 portas, 5.400 janelas, redes de águas com 60 km e 350 km de rede elétrica, teve o custo de obra de 330 mil contos (330.000.000$00). Foi concebido tendo como principal recurso de energia a eletricidade.

O paradigma energético do HSM alterou-se muito desde a sua construção, sendo que atualmente a energia é, por um lado, dispendiosa e, por outro lado, deve ser sustentável e eficiente.

Em termos energéticos, o edifício foi concebido com base numa única fonte, a eletricidade, desde o aquecimento ambiente até ao aquecimento das águas quentes sanitárias, realizado em termoacumuladores por efeito Joule, pelo que a sua classificação energética era “D”, antes da reconversão efetuada. (...)

Por André Filipe de Melo Martins Pereira, engenheiro mecânico. Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; Carlos Duarte, engenheiro eletrotécnico, gestor de Energia e Recursos (GER). Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; e Nuno Jorge, engenheiro civil. Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

Artigo completo na TecnoHospital nº115, jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Energia: eficiência e novos recursos nos hospitais'