Hospital do Fundão implementa medidas de melhoria de eficiência energética

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai implementar medidas de melhoria da eficiência energética no Hospital do Fundão, num valor total de investimento que ronda os 600 mil euros, dos quais 492 850 euros são financiados.

De acordo com o CHUCB, a intervenção a realizar tem como principais objetivos a melhoria dos níveis de conforto para trabalhadores e utentes, nomeadamente no que respeita ao conforto térmico; a melhoria da qualidade do ar no interior; a extensão da vida útil e condições estruturais do edifício; a redução da fatura e da dependência energética; e a redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Nesse sentido, o projeto contempla a execução de diversas medidas, tais como a aplicação de isolamento térmico na cobertura; a implementação de um chiller mais eficiente; utilização de luminárias LED; implementação de sistema de Gestão Técnica Centralizada; e instalação de sistema solar fotovoltaico de produção de energia elétrica para autoconsumo.

Estas medidas vão potenciar uma redução anual do consumo de energia primária no edifício em causa de 911 228 kWh/ano, que equivale a uma diminuição anual estimada das emissões de gases com efeito de estufa de 92,32 t CO2eq/ano. A classe energética do edifício passará de C para B.

A intervenção surge no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência.