Desperdício em Saúde: Controlo e Combate

© Panchenko Vladimir / Shutterstock

A existência de situações de desperdício é uma realidade facilmente constatável nas atividades de todas as organizações, sejam elas de natureza pública, privada ou social.

Trata-se, deste modo, de uma preocupação transversal que se estende à vida pessoal e familiar de todos nós e que implica eventuais danos patrimoniais, sociais e reputacionais.

São hoje conhecidos, através da publicação regular dos relatórios emitidos pela ERSAR - Entidade Reguladora de Serviços de Água e Resíduos, por regiões hidrológicas e por entidades gestoras, algumas das quais autarquias locais, os elevados desperdícios que se verificam nos sistemas de distribuição de água.

Verificam-se casos em que a diferença entre o que se capta, trata e distribui e o que se fatura é superior a 50 %, em consequência de diversas circunstâncias, a mais significativa das quais o desperdício de água, por ruturas nas canalizações de distribuição.

No setor da Saúde, onde os ativos físicos e os efetivos humanos são de uma dimensão significativa e apresentam custos elevados, detetam-se igualmente flagrantes situações causadoras de desperdício, e em que a sua prevenção e consequente combate apresenta uma dimensão que justificou a decisão da Direção da ATEHP, em colaboração com a nossa revista, de realizar, no passado dia 8 de março um fórum que decorreu no Centro de Congressos do CHUC.

Esta ação de formação teve uma participação muito diversificada e foi palco de debates, que o tema abordado e a qualidade das intervenções justificaram plenamente.

Tendo por base as comunicações apresentadas em sala, solicitámos aos autores que transformassem as mesmas em textos publicáveis na TH, integradas em dossier, como habitualmente.

Dos seis artigos que publicamos, cinco foram apresentados em sala, e apenas um, o da Enfª Ana Afonso, foi produzido apenas para publicação.

A qualidade evidente dos textos que damos a conhecer, em formato de publicação em revista, bem como o prestígio dos seus autores, designadamente os Professores Queiroz e Melo e Manuel Antunes, os Engenheiros Torres Farinha, Hugo Raposo e Rui Gomes e o Dr. Paulo Salgado, para além da já referida Enfª Ana Afonso, são a garantia de que a leitura deste dossier irá ao encontro das expectativas dos nossos leitores.

E garantem igualmente a diversidade das análises, que estão a cargo de três engenheiros, dois médicos, um administrador hospitalar e uma enfermeira.

Uma análise multifacetada, para um tema transversal a todas as áreas da Saúde.

Em colaboração com Abraão Ribeiro

Artigo completo na TecnoHospital nº116, mar/abr 2023, dedicada ao tema 'Desperdício em Saúde: Controlo e Combate'

Fernando Barbosa

Consultor Editorial da TecnoHospital / Engenheiro