Adequação de condições de QAI em contexto pandemia Sars-Cov-2 - Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães

A pandemia da SARS-COV-2 colocou fortes desafios às instituições de saúde, não só pela sua dimensão, mas principalmente pelas caraterísticas do vírus, pelo facto de o contágio ocorrer maioritariamente por via aérea. O HSO-Guimarães desde logo percebeu que, para além da definição de circuitos limpos, e contaminados, seria fundamental criar zonas de contenção.

No hospital de campanha construído para os utentes que se dirigiam ao serviço de urgência, logo no início da pandemia, foi instalada uma extração em cada uma das 22 boxes, ligadas a um ventilador de exaustão neutralizada, construído internamente pela Equipa de Automação e AVAC do Hospital, para o efeito.

No internamento, excetuando os 8 quartos de isolamento existentes na altura, tal não era possível com as condições existentes. Estruturalmente, a instalação de AVAC do Hospital não estava preparada para que as enfermarias pudessem funcionar como zonas de contenção (...)

Severino Carvalho, responsável por Automação e AVAC-HSOG

Artigo completo na TecnoHospital nº102, nov/dez 2020