A crise energética e ambiental e as soluções técnicas nos hospitais

A crise energética, na sequência da invasão da Ucrânia, veio tornar ainda mais premente a transição energética, que já estava subjacente nas medidas de combate às alterações climáticas já adoptadas pelos países da União Europeia, com o objectivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050, em conformidade com o compromisso assumido com o Acordo de Paris e, num horizonte mais próximo, até 2030, de:

- Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em pelo menos 55 %, em comparação com valores de 1990 (valor actualizado para 57 %, na sequência da COP27 - 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas);

- Atingir uma quota-parte de energia proveniente de fontes renováveis de, pelo menos, 32 %;

- Melhorar a eficiência energética em, pelo menos, 32,5 %.

O sector dos edifícios é central no cumprimento destas metas, já que os edifícios representam ~40 % da energia final consumida na Europa, correspondendo a ~36 % do total das emissões de gases com efeito de estufa. Em Portugal, os edifícios correspondem a ~33 % da energia final consumida, que se dividem em ~20 % e ~13 % (valores de 2020), respectivamente para edifícios residências e edifícios de comércio e serviços.

Se os edifícios são um pilar central no cumprimento destas metas, os edifícios do sector da saúde, muito particularmente os edifícios hospitalares, assumem lugar de destaque entre os edifícios do sector terciário, por serem grandes consumidores de energia, com funcionamento contínuo, 365 dias por ano, 24 horas por dia.

Acresce que, com o aumento da esperança média de vida, uma população cada vez mais envelhecida e com o surgimento de novos tratamentos, com recurso a novos equipamentos médicos, não é expectável que as necessidades energéticas destes edifícios diminuam, mas, pelo contrário, que aumentem. (...)

Por Maria Luisa Vale, engenheira mecânica; sócia gerente da ScaleNumbers - Engenharia e Consultoria, Lda

Artigo completo na TecnoHospital nº115, jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Energia: eficiência e novos recursos nos hospitais'