Arrancou a Semana Mundial de Sensibilização para os Antibióticos

Todos os anos, no mês de novembro, a Organização Mundial de Saúde lança a sua campanha de sensibilização para o uso dos antibióticos – este ano, será entre 18 e 24 de novembro.

A ideia é fomentar as melhores práticas entre o público em geral, os profissionais de saúde e os decisores públicos, de forma a tentar conter o fenómeno de resistência.

A OMS disponibiliza no seu site os materiais para a campanha deste ano, e convida também as entidades mundiais a partilharem numa plataforma as suas iniciativas para este período.

O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças associa-se à campanha, tendo assinalado o seu Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos a 18 de novembro, coincidindo com o arranque da campanha da OMS.

Segundo dados do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças, não houve mudanças significativas, durante o período 2009-2018, no consumo médio de antibacterianos para uso sistémico em meio hospitalar. No entanto, importa ter em conta que cinco países do Espaço Económico Europeu registaram significativas tendências de decréscimo (Bélgica, Finlândia, Letónia, Luxemburgo e Noruega), enquanto seis países registaram um aumento significativo deste consumo (Bulgária, Croácia, Dinamarca, Irlanda, Malta e Suécia). Particularmente no que toca aos carbapenemes, Portugal e Noruega registaram descidas significativas no consumo, enquanto Bulgária, Croácia, Dinamarca, Estónia, Hungria e Malta registaram importantes subidas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.