Vacinar, Vacinar, Vacinar

A poucos dias do final de 2020, a 27 de dezembro, foi vacinada a primeira pessoa contra a COVID-19, em Portugal, quase em jeito de prenda de Natal atrasada. Este acontecimento, que reuniu os olhares de um país inteiro, lançando uma nova luz de esperança sobre a pandemia, deu-se pouco mais de nove meses depois do primeiro caso registado de infeção por SARS-CoV-2 no País.

Decorrido apenas meio ano, o País está bem lançado no caminho das 9 milhões de vacinas inoculadas, com 65% dos adultos com pelo menos uma dose de vacina e 40% coma vacinação completa. Um sucesso que, no início, poucos pareciam antever e que apenas se conseguiu graças ao esforço combinado de vários agentes.

A tarefa era hercúlea e adivinhava-se um pesadelo logístico por toda a incerteza contida no processo. Sabíamos que era necessário vacinar toda a população adulta do País, no mais curto espaço de tempo. Mas não sabíamos que vacinas chegariam, em que quantidade, quando e a quem poderiam ser administradas. Para além disso, a primeira vacina que foi aprovada colocava, na altura, um desafio de armazenamento e distribuição: teria de ser conservada a -80° e só aguentava cinco dias a temperaturas de refrigeração normal. À medida que outras vacinas foram sendo aprovadas, a dificuldade não diminuiu e novas questões foram sendo colocadas.

Porque umas vacinas não podiam ser deslocadas após descongeladas, porque não havia, à altura, estudos de estabilidade. Ou só poderiam ser usadas com populações específicas: só aos mais novos, ou só aos mais velhos, ou então aos homens e às mulheres mais velhas. Enfim… uma miríade de especificidades que era preciso considerar na distribuição das vacinas. A somar a tudo isto, era necessário garantir o registo de cada vacina, assegurar um intervalo de tempo entre doses que é diferente de vacina para vacina e convocar todas as pessoas, garantindo que ninguém fica de fora. (...)

Diogo Serras Lopes, Secretário de Estado da Saúde; Ex-Vice-Presidente da ACSS; Licenciado em Economia

Artigo completo na TecnoHospital nº106, jul/ago 2021, dedicada ao tema 'Logística e Processo Informático de suporte à Vacinação COVID-19'