Uma Era de Tecnologia Radiológica Personalizada

Fotografia: Freepik

Desde a revolucionária descoberta dos Raios X em 1895, a radiologia de imagens estáticas a preto e branco aprendeu a interagir com o mundo através das TIC. Métodos como o Phototimer (1945), Dose Reference Levels (DRL) e Average Glandular Dose (AGD) dos anos 90 ignoram a natureza individual entre doentes e deixaram de fazer sentido. Esta nova era abraça as características únicas de cada doente e da área anatómica em estudo, melhorou significativamente a resolução das imagens e reduziu a exposição à radiação ao estritamente necessário.

Com a introdução da radiologia digital e da Inteligência Artificial (IA), os sistemas actuais oferecem ajustes de imagem precisos e feedback visual imediato sobre a exposição, estabelecem novos padrões para a qualidade diagnóstica adaptada a cada doente e abrem caminho para desenvolvimentos futuros promissores na radiologia.

Conceitos Tradicionais de Dose: DRL e AGD

São medidas de referência na radiologia usadas para optimizar a protecção radiológica, e recomendam limites superiores de dose para procedimentos padrão. A AGD é específica para mamografia e indica a dose média recebida pelo tecido glandular da mama. Esses conceitos são baseados em médias e percentil 75, que representam uma população ampla, mas não consideram as variações individuais significativas entre doentes. (...)

Por José Filipe Soares, TSDT de Radiologia na ULS de Caldas da Rainha

Artigo completo na TecnoHospital nº121, jan/fev 2024