Um milhão de euros para teste à resistência aos antibióticos

A Comissão Europeia atribuiu um prémio de um milhão de euros à Minicare HNL, que desenvolveu um teste capaz de diagnosticar, em menos de 10 minutos, uma infeção bacteriana e identificar se um paciente pode ser tratado de forma segura sem recurso a antibióticos. Espera-se que o teste esteja acessível aos pacientes em 2018.

Objetivo: travar o aumento da resistência aos microbianos

O prémio foi entregue a 6 de fevereiro por Carlos Moedas, comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, numa cerimónia na Universidade de Leuven, na Bélgica. Moedas explicou que o objetivo é disponibilizar esta solução aos pacientes o mais depressa possível, de modo a que os antibióticos só sejam, de facto, usados para combater infeções bacterianas e não infeções víricas. Esta melhor orientação do uso dos antibióticos deverá, de acordo com o comissário, ajudar a estancar o aumento da resistência aos antimicrobianos.

A Minicare HNL foi um dos três finalistas ao Prémio Horizon para uma Melhor Utilização dos Antibióticos. Todos desenvolveram uma solução de diagnóstico rápido e eficaz da natureza viral ou bacteriana das infeções, com o objetivo de facilitar um recurso mais parcimonioso aos antibióticos pelos pacientes.

Além da vencedora Minicare HNL, foram também finalistas a PulmoCheck, com um dispositivo que reage aos fluidos corporais decorrentes da infeção bacteriana em dois a seis minutos, e a ImmunoPoc, com um teste que distingue, em 15 minutos, uma infeção bacteriana de uma vírica.

Porquê este Prémio?

A resistência aos antimicrobianos ganhou um lugar prioritário nas preocupações da Comissão Europeia, já que se prevê que, se nada for feito para travar este problema, até 2050 o saldo anual de mortes será da ordem dos milhões a nível mundial, bem como perdas da ordem dos 90 triliões de euros para a economia global.

Os agentes antimicrobianos - como os antibióticos - reduziram drasticamente o número de mortes por doenças infecciosas desde a sua introdução há 70 anos. No entanto, através do seu uso excessivo e por vezes desadequado, muitos microorganismos tornaram-se resistentes. Estima-se que, anualmente, esta crescente "resistência antimicrobiana" (AMR) cause cerca de 25 mil mortes e mais de 1,5 mil milhões de euros em despesas de saúde e perdas de produtividade apenas na Europa.

As infecções do trato respiratório superior (como as constipaçoes comuns, bronquite e infecções dos seios nasais, ouvido médio e garganta) são uma das principais razões para a prescrição de antibióticos, embora muitas dessas infeções sejam devidas a vírus, onde os antibióticos não são nem eficazes nem necessários.

A resistência antimicrobiana é um dos maiores desafios que a sociedade hoje enfrenta e levou a várias iniciativas complementares, como o European Antibiotic Awareness Day e o Longitude Prize on Antibiotics.

Desafio

O objetivo do Prémio Horizon para uma Melhor Utilização dos Antibióticos foi desenvolver um teste rápido para identificar, na triagem, pacientes com infeções do trato respiratório superior que possam ser tratadas com segurança, sem antibióticos.

O teste tem de ser barato, rápido e fácil de usar pelos profissionais de saúde e ser não ou minimamente invasivo para os pacientes.

As regras do concurso especificavam os objectivos a cumprir, mas não prescreveram a metodologia ou quaisquer detalhes técnicos do teste, dando aos candidatos total liberdade para encontrar a solução mais promissora e eficaz.