ULS do Nordeste reforça prevenção da obesidade infantil

Fotografia: ULS do Nordeste

O Serviço de Pediatria e Neonatologia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assegura o acompanhamento da saúde física, emocional e social das crianças e jovens, tendo reforçado, no último ano, as ações de sensibilização ao nível da prevenção da obesidade infantil e da promoção do desenvolvimento saudável em idade pediátrica.

Em contexto hospitalar, esta equipa desenvolve a sua atividade assistencial no Internamento de Pediatria e de Neonatologia, na Sala de Partos, no Berçário, na Consulta Externa, no Hospital de Dia e no Serviço de Urgência.

De acordo com a ULS, no âmbito da articulação de cuidados, em maio de 2023, no sentido de aumentar a proximidade do Serviço de Pediatria aos Cuidados de Saúde Primários (CSP), foi criada uma parceria para a elaboração de protocolos conjuntos, tendo em vista a promoção da saúde das crianças e jovens.

Assim, foi elaborado o Protocolo de Diversificação Alimentar no Primeiro Ano de Vida e um Guia de Diversificação Alimentar para ser disponibilizado aos cuidadores, um projeto conjunto do Serviço de Pediatria, com os CSP e o Serviço de Nutrição e Alimentação.

“Pretende-se assim contribuir para a uniformização da atuação dos profissionais das diferentes Unidades que trabalham com crianças desta faixa etária com intervenção ao nível da promoção e implementação de hábitos alimentares saudáveis”, lê-se em comunicado divulgado pela ULS do Nordeste.

Este protocolo foi apresentado em todos os Centros de Saúde da ULS do Nordeste, às equipas de Saúde Escolar e aos educadores, auxiliares, nutricionistas, cozinheiros e diretores de todas as creches e amas da área de influência da ULS do Nordeste.

Com o objetivo de sensibilizar a população para o problema da obesidade infantil e doenças associadas e de promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercício físico, o Serviço de Pediatria organizou, conjuntamente com o Serviço de Nutrição – no âmbito da Consulta de Nutrição Pediátrica – e com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, atividades no âmbito do Dia Nacional de Luta contra a Obesidade. As ações incluíram uma sessão de exercício físico terapêutico, jogos didáticos de educação alimentar e um showcooking de lanches saudáveis com a chefe Joana Saldanha.