ULS do Nordeste assegura Cuidados Paliativos de proximidade

Fotografia: ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza Cuidados Paliativos de proximidade à população do distrito de Bragança, através de equipas multidisciplinares que se deslocam ao domicílio para acompanhamento dos doentes e das suas famílias.

Atualmente, a ULS do Nordeste conta com Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) que se deslocam diariamente nos concelhos da Terra Fria, da Terra Quente e do Planalto Mirandês, indo de encontro às necessidades da população.

Estas Equipas, que asseguram atualmente a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança, funcionam numa estreita articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários.

Neste contexto, segundo a ULS do Nordeste, foi criada, em 2015, a ECSCP da Terra Fria – Bragança, que assegura cuidados paliativos especializados a doentes e suas famílias, no domicílio/família de acolhimento/estrutura residencial para idosos ou portadores de deficiência/unidade de cuidados continuados em todo o concelho.

Em 2023 foram acompanhados 147 doentes, tendo sido realizadas 904 consultas domiciliárias/contactos telefónicos médicos e 1 184 visitas domiciliárias/contactos telefónicos de enfermagem. Este suporte em fim de vida permitiu ainda assegurar a 25,4 por cento das pessoas-doentes o desejo de permanecer os últimos dias no domicílio.

A ULS do Nordeste disponibiliza ainda Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos nas três Unidades Hospitalares, com intervenção diferenciada para doentes e profissionais de saúde.