ULS de Coimbra é um dos parceiros do consórcio HealthChain

Fotografia: SNS

O HealthChain é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, em que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra é um dos parceiros do consórcio.

As organizações de cuidados de saúde selecionam duas necessidades que serão exploradas por equipas inter-regionais de pequenas e médias empresas que receberão financiamento e apoio do consórcio HealthChain.

Trata-se de um projeto desenvolvido por um consórcio de 20 parceiros, de cinco regiões/países diferentes. Cada região reúne a mesma estrutura de parcerias e funções: uma Organização de Cuidados de Saúde, com o papel de identificação de necessidades; empresas de tecnologias de informação, com o papel de desenvolvimento de soluções; e suporte de ecossistemas regionais (grupos ou associações empresariais), com o papel de apoio às empresas e liderança da ligação entre outras regiões.

Segundo a ULS de Coimbra, este é um projeto que propõe um modelo orientado para a procura, co-criativo, perspetivando o desenvolvimento e a adoção de soluções para os desafios identificados pelas instituições de saúde e os seus utilizadores finais.

“O desenvolvimento de soluções inovadoras é efetuado em conjunto com os fornecedores. Além disso, e muito importante para o impacto, existe um compromisso por parte das organizações de saúde, de adotar a inovação se esta for bem-sucedida. Os mediadores dos ecossistemas (grupos ou associações empresariais) fornecem o apoio empresarial para potenciar o desempenho dos fornecedores e impulsionar a sua competitividade”, explica a ULS de Coimbra em comunicado divulgado.

Os dois projetos vencedores foram os seguintes:

• Reabilitar@mente, proposto pelas enfermeiras Sara Godinho, La Salete Fernandes, Daniela Neves e Célia Laranjeiro, do Serviço de Medicina Interna H. A finalidade deste projeto é a implementação de programas de reabilitação cognitiva à pessoa idosa internada, para melhorar a orientação, a memória e a independência funcional, concomitante e complementariamente às intervenções de enfermagem de reabilitação na área da funcionalidade.
  • Recomed, submetido por Marisa Caetano e Francisco Machado, farmacêuticos hospitalares e por Sara Ramos e José Luís Cabral, cirurgiões plásticos. O principal objetivo é melhorar, com uma solução digital e integrada no registo eletrónico do doente, a acessibilidade e atualização da lista de medicamentos dos doentes internados neste serviço clínico, evitando erros de comunicação e consequências negativas em questões de segurança do doente, pretendendo-se, sempre que possível, uma participação ativa do próprio doente, capacitando-o para gerir melhor a sua medicação.