ULS Baixo Mondego inicia automação de dispensa de fardamento

Fotografia: ULS do Baixo Mondego

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Mondego iniciou, no dia 25 de março, a dispensa automatizada de fardamentos, que permitirá ao Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) uma total rastreabilidade do fardamento, dispensa das peças de roupa personalizada a cada profissional, bem como uma gestão eficaz do circuito de lavandaria.

À entrada ou saída do turno, os profissionais de saúde do HDFF levantam ou depositam as suas fardas em máquinas. Através da leitura da impressão digital, o profissional acede ao dispensador e seleciona qual o tamanho da farda a entregar. À saída, a roupa suja é colocada numa outra máquina. O sistema permite três fardas diárias a cada profissional, garantindo que há sempre roupa disponível.

De acordo com ULS do Baixo Mondego, este projeto permitirá ter um inventário em tempo real de todas as peças de fardamento, gestão de stocks automatizada com alertas permitindo a desmaterialização do processo – eliminando o papel utilizado para efetuar registos –, análise estatística – médias de consumo de fardamento por categorias, serviços e tamanhos –,  maior controlo das peças de fardamento – sabendo a cada momento onde se encontram – e rentabilizando os profissionais que realizam a distribuição de fardamento para outras tarefas.

Com um investimento elegível global de 585 400,05 euros, o projeto Roboplus foi financiado a 85 por cento pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e visa modernizar e adaptar áreas do HDFF com um conjunto de meios e infraestruturas que auxiliem na prestação de cuidados (direta e indireta) aos utentes.

“A ULS do Baixo Mondego tem a direção dos Serviços Hoteleiros empenhada neste projeto e com grandes expectativas nos resultados que se traduzirá numa maior satisfação dos profissionais, garantindo o fardamento adequado no desempenho das suas tarefas”, lê-se no comunicado divulgado pela ULS.