Torres Novas avança com obra para nova USF

Imagens: Câmara Municipal de Torres Novas

A Câmara Municipal de Torres Novas adjudicou a empreitada que concerne a construção da Unidade de Saúde Familiar Cardilium – Torres Novas à empresa Nov Pro Construções S.A., pelo valor de 1 948 000 euros, acrescido de IVA.

De acordo com o município, a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) ficará localizada na avenida Xanana Gusmão, junto ao Hospital Rainha Santa Isabel, com uma capacidade prevista para 14 mil utentes.

Este novo equipamento de saúde irá permitir o alargamento da equipa dos atuais cinco médicos de Medicina Geral e Familiar para oito, incrementando a capacidade de atendimento em cerca de 40 por cento, considerando os 8 500 utentes atuais, referiu a autarquia em comunicado.

“A nível de layout interno, o edifício será caracterizado por uma ala dupla de gabinetes de observação e consulta que se dispõe paralelamente à avenida Xanana de Gusmão e a outra, perpendicular à anterior, constituída por uma ala simples de um corredor dando acesso a gabinetes e salas de tratamento, enquanto um segundo corredor de acesso restrito aos funcionários e agentes de saúde integra todos os compartimentos e células de apoio, bem como instalações sociais destinadas aos funcionários”, explicou o município.

A Câmara Municipal de Torres Novas garante que toda a conceção irá responder às exigências de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e tem incorporadas soluções passivas para responder a condições de conforto térmico, iluminação e eficiência energética do edifício, pelas soluções construtivas adaptadas em matéria de isolamento térmico e acústico.

No que diz respeito ao estacionamento, encontra-se prevista uma capacidade de 67 lugares, sendo três afetos a pessoas com mobilidade condicionada, que se localizam na zona mais próxima da entrada, e dois estacionamentos reservados exclusivamente a ambulâncias, para além da reserva de um lugar para paragem nas manobras de entradas e saídas de pacientes.

Esta obra, que tem um prazo de execução de 550 dias, será financiada a cem por cento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.