A transição digital na construção hospitalar

Imagem: D.R.

Sendo a construção hospitalar o tema central deste dossier, importa falar da construção e da saúde em conjunto, enquadradas com a transformação digital, na perspetiva de obter melhores edifícios que contribuam para um acesso mais universal e melhores cuidados para todos os cidadãos e profissionais.

Está na ordem do dia a transição digital na saúde!

Muito se tem falado nas novas formas de acesso aos serviços de saúde, na telemedicina, na prestação de cuidados mais holísticos, etc., tendo como perspetiva uma evolução do sistema de saúde com vista ao aumento do acesso, qualidade e eficiência dos cuidados, nos cidadãos, nos profissionais e nos gestores da área da saúde.

A par da saúde, também o setor da construção está a ser alvo de uma grande transformação digital, onde o Building Information Modeling – BIM – é um dos principais protagonistas. A Portaria 255/2023, no capítulo I, define o BIM da seguinte forma: “Modelo de informação da construção (BIM)», metodologia de partilha de informação das características físicas e funcionais de qualquer objeto construído (incluindo edifícios, pontes, estradas, etc.) e de comunicação entre todos os intervenientes durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção, apoiada num modelo digital, o qual permite a simulação virtual da construção”.

Este Modelo de Informação da Construção constitui uma mais-valia extraordinária para os gestores hospitalares e utilizadores dos edifícios, podendo ser utilizado nas várias etapas que constituem o processo da construção hospitalar. (...)

Por Carla Braz Simões, Arquiteta OASRLVT 5272 – licenciatura em Arquitetura em 1993 pela Universidade Lusíada de Lisboa; Técnica Superior – Arquitetura e Coordenação de Projeto – no SUCH; Desde 2018 na Unidade de Prestação de Projetos e Obras.

Artigo completo na TecnoHospital nº122, mar/abr 2024, dedicada ao tema 'Construção Hospitalar'