Aplicação STAYAWAY COVID estará disponível nos próximos dias

O sistema STAYAWAY COVID foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) com o objetivo de desenvolver uma solução de rastreio digital de contactos para prevenir e mitigar a propagação da COVID-19.

Este sistema, baseado na utilização estritamente voluntária de uma aplicação para dispositivos móveis pessoais, destina-se a ser mais uma ferramenta ao serviço de uma estratégia global de resposta à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

A principal funcionalidade da aplicação é alertar o seu utilizador de exposições consideradas de elevado risco pela Organização Mundial de Saúde a outros utilizadores da aplicação a quem foi entretanto diagnosticado a doença COVID-19.

Para isso, a aplicação recorre ao Bluetooth para comunicar com outros telemóveis que têm a STAYAWAY COVID instalada. Quando o utilizador é diagnosticado como infetado, pode solicitar a um médico do Serviço Nacional de Saúde um código para inserção na aplicação que, automaticamente, informa todos os utilizadores de telemóveis que tenham a aplicação instalada e que estiveram próximas de uma pessoa infetada.

A avaliação tem como base o conhecimento científico em cada momento e recomendado pelas autoridades de saúde, sendo que, atualmente, considera-se que a proximidade a menos de dois metros com uma pessoa infetada durante cerca de 15 minutos potencia grandemente o contágio.

“Em rigor, mais do que de uma solução de rastreio, trata-se de um sistema de notificação da exposição individual a fatores de risco de contágio. Nessa medida servirá de complemento aos esforços já levados a cabo pelas autoridades de saúde para rastrear e interromper as cadeias de transmissão da doença”, lê-se em comunicado divulgado.

O sistema foi concebido com a constante preocupação de conciliar a sua utilidade e eficácia com a segurança intrínseca e a preservação da privacidade dos utilizadores, “não implicando qualquer recolha de informação pessoal por parte das entidades de saúde que gerem o sistema”.

A aplicação STAYAWAY COVID foi a escolhida pelo Governo como a solução de rastreio digital a adotar em Portugal.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.