Spray nasal pode travar reprodução da COVID-19

Segundo a empresa biotecnológica australiana Ena Respitarory, um spray nasal desenvolvido para reforçar o sistema imunológico contra a gripe e as constipações demonstrou, em provas pré-clínicas, que pode travar a reprodução viral da COVID-19.

A empresa Ena Respitarory, responsável pela investigação e que desenvolve o produto INNA-051, afirmou que as provas realizadas com furões, coordenadas pelo subdiretor do organismo da Saúde Pública de Inglaterra, Miles Carroll, revelaram uma eficácia de 96 por cento.  

A empresa australiana indicou também que o estudo, publicado no portal de investigação biomédica bioRxiv, proporcionou provas de que a molécula sintética INNA-051 pode ser utilizada como método de terapia antiviral preventiva e complementar os programas de vacinação.

Além de auxiliar as pessoas mais vulneráveis, o spray, que se aplicaria uma ou duas vezes por semana, também evita que as pessoas infetadas contagiem outras pessoas, disse o diretor da Ena Respiratory, Christophe Demaison.   

O responsável afirmou ainda que as provas clínicas da substância vão ser realizadas dentro dos próximos quatro meses. 

A empresa disse ter conseguido sete milhões de euros de investidores australianos para prosseguir a investigação enquanto espera a realização dos estudos de toxicidade e se obtenham as autorizações legais correspondentes. 

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.