SNS cria serviço 24 horas para doentes oncológicos

Abre já este mês um novo serviço do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) destinado apenas a doentes oncológicos em tratamento, que estará disponível 24 horas por dia.

Esta medida tem como objetivo dar resposta a complicações que surgem ao longo do tratamento, tais como náuseas, vómitos, diarreia, entre outros, e também que os pacientes evitem dirigir-se a serviços de urgência ou a outros serviços clínicos que não conheçam.

“Muitas vezes é difícil conseguir falar com a equipa que normalmente cuida destes doentes quando essas situações surgem à noite ou ao fim de semana”, explicou a coordenadora do Centro de Contacto do SNS, Micaela Monteiro.

Pretende-se, com esta alternativa, que os doentes evitem uma ida à urgência que, “além de desconfortável, é também um sítio onde existe o risco de contrair uma infeção”, acrescentou a coordenadora, em comunicado.

Podem existir, ainda assim, doentes que precisem realmente de uma intervenção dos profissionais que estão a acompanhar o caso, ou ainda outros que necessitam inevitavelmente de se deslocarem a um serviço de urgência.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Portuguesa de Oncologia e com a contribuição da Direção-Geral da Saúde.