Serviço de Urgência da ULS Matosinhos equipado com “Alta segura”

O Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, inserido na Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, tem a funcionar um sistema de leitura eletrónica da pulseira de identificação do utente, que evita a sua saída sem que estejam finalizados todos os procedimentos médicos e de enfermagem.

O sistema “Alta Segura”, instalado no início de agosto, tem por objetivo aumentar as condições de segurança no momento da alta clínica, evitando situações de saída de utentes sem a prescrição médica devida ou ainda com procedimentos a realizar.

Este sistema, que foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Informação da instituição, visa também impedir que doentes em estado confusional, com demência ou doenças como Alzheimer, possam sair das instalações sem alta clínica e sem o devido acompanhamento dos seus familiares ou cuidadores.

Por outro lado, as funcionalidades do sistema permitem também reduzir o tempo de registo do atendimento.

A operacionalização desta funcionalidade apenas exige que o segurança, no momento da saída do utente, leia o QR code existente na pulseira de identificação do utente, e de acordo com a mensagem – alta (sinalizado a verde), sem alta (sinalizado a vermelho), sem alta de enfermagem (sinalizado a amarelo) — atue em conformidade e encaminhe.