Inteligência artificial na engenharia hospitalar: uma revolução no cuidado do paciente

Fotografia: Shutterstock

A Engenharia Hospitalar é uma área que lida com a aplicação de conhecimentos de Engenharia para melhorar a saúde das pessoas e o sistema de saúde como um todo. Abrange uma ampla gama de disciplinas, incluindo engenharia biomédica, engenharia de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação, engenharia clínica e engenharia de saúde pública.

A área da Engenharia Hospitalar está a evoluir e a enfrentar novos desafios, designadamente:

– Tecnologia emergente – à medida que a tecnologia avança, surgem novas oportunidades para melhorar a saúde. Isso inclui o desenvolvimento de dispositivos médicos avançados, como próteses e órgãos artificiais, sistemas de monitorização remota e telemedicina, bem como sistemas de informação e gestão de dados clínicos e ativos hospitalares. A Engenharia Hospitalar precisa de acompanhar essas tecnologias emergentes e garantir que elas sejam seguras, eficazes e acessíveis para uso em saúde.

Envelhecimento da população – o envelhecimento da população é um desafio global que afeta sistemas de saúde em todo o mundo. A engenharia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias e soluções que atendam às necessidades de saúde dos idosos, como dispositivos e sistemas de apoio à mobilidade, tecnologias de monitorização para doenças crónicas e tecnologias de assistência domiciliar.

Dados e sua análise – a disponibilidade de grandes quantidades de dados de saúde oferece oportunidades para melhorar a precisão do diagnóstico, optimizar tratamentos e melhorar a gestão de serviços de saúde. No entanto, também traz desafios em termos de privacidade, segurança, governação e análise efetiva dos dados. A Engenharia Hospitalar precisa de desenvolver métodos e técnicas para garantir que os dados sejam governados e utilizados de forma eficiente, ética e com base em evidências científicas sólidas. (...)

Em colaboração com Mateus Mendes, Departamento de Engenharia Informática e de Sistemas; Instituto Superior de Engenharia de Coimbra; RCM²? - Centro de Investigação em Gestão de Ativos e Engenharia de Sistemas

Artigo completo na TecnoHospital nº121, jan/fev 2024

José Torres Farinha