Projeto visa prevenir efeitos negativos da medicação nos idosos

Fotografia: Laurynas Me_Unsplash

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda participa no projeto europeu STOP-IATRO, que tem como objetivo prevenir a iatrogenia medicamentosa, nomeadamente efeitos adversos da medicação da população mais idosa.

Com financiamento europeu de 1,7 milhões de euros, o projeto irá identificar boas práticas utilizadas em Portugal, Espanha e França, analisar com os profissionais de saúde os potenciais riscos associados aos cuidados de saúde e, em seguida, elaborar recomendações para melhorar a qualidade de vida da população idosa e prevenir a sua perda de autonomia.

Este projeto é liderado pelo Centro Hospitalar Universitário de Toulouse, que em França conta também com o Centro Hospitalar Universitário de Limoges. Em Portugal, para além do Politécnico da Guarda, participa a Universidade de Aveiro. Em Espanha as instituições responsáveis são a Fundação Saúde Envelhecimento da Universidade Autónoma de Barcelona e o Instituto de Investigação Biomédica de Málaga.

Com o nome “STOP-IATRO – Start Therapeutic OPtimisazion and IATRogenesis prevention on Older People”, a iniciativa tem em Portugal como parceiros associados a Associação Nacional de Farmácias, a Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos de Cuidados de Saúde Primários, a Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia – bem como as Unidades Locais de Saúde da Guarda e da região de Aveiro.

“Este projeto para combater a iatrogenia medicamentosa tem quatro fases, todas articuladas com os profissionais de saúde das regiões de cada uma das instituições académicas envolvidas”, afirmou, citada em comunicado, a investigadora do laboratório de epidemiologia e saúde populacional da Escola Superior de Saúde e coordenadora deste projeto no Instituto Politécnico da Guarda, Fátima Roque.

“A primeira fase arrancou em janeiro de 2024 e está a identificar boas práticas para evitar a iatrogenia, através de uma revisão da literatura e análise de guidelines internacionais”. De seguida será aplicado um questionário a médicos, enfermeiros e farmacêuticos, nas regiões onde o projeto está a ser desenvolvido, para que as boas práticas possam ser partilhadas entre os profissionais dos diferentes países.

Otimizar a utilização dos medicamentos em idosos

“A otimização no uso de medicamentos em idosos é um grande desafio para os profissionais de saúde, uma vez que, durante o envelhecimento, ocorrem importantes modificações fisiológicas que os tornam mais propensos a reações adversas aos medicamentos, as quais podem conduzir ao agravamento das suas condições clínicas”, referiu Fátima Roque.

Segundo a investigadora, “esse agravamento conduz por vezes ao aumento de hospitalizações e também a situações de dependência, com clara diminuição da qualidade de vida dos idosos”.

O que o projeto STOP-IATRO está a fazer é “desenvolver estratégias para otimizar a utilização de medicamentos e para diminuir a iatrogenia medicamentosa, de forma a prevenir a diminuição das capacidades intrínsecas que conduzem à perda de autonomia e à diminuição da qualidade de vida das populações mais velhas”, disse a investigadora do Politécnico da Guarda.

A organização mundial de saúde recomenda a implementação de cuidados integrados à pessoa idosa, capazes de avaliar periodicamente a cognição, as capacidades sensoriais (audição e visão), a vitalidade, a locomoção e a capacidade psicológica da população mais velha. Sempre que é identificado algum declínio nalgumas destas capacidades, deve ser feita uma avaliação detalhada do estado nutricional e da medicação utilizada na pessoa em causa.

“Depois de identificadas as boas práticas pelos promotores e parceiros do consórcio, assim como as necessidades de intervenção em situações onde for detetado um maior risco de iatrogenia, vão ser desenhadas ações inovadoras em cocriação com os profissionais de saúde, com vista à implementação de projetos piloto nas diferentes regiões”, acrescentou Fátima Roque.

Está prevista a realização de “meetings” e de grupos focais para identificação de problemas, procurando encontrar as soluções mais adequadas para os resolver. No final, serão elaboradas recomendações que poderão servir de apoio à elaboração de guidelines.