A Realidade Aumentada na prática clínica

ProjectDR é uma iniciativa de um estudante da Universidade de Alberta, no Canadá. O sistema permite que imagens de procedimentos como ressonâncias magnéticas sejam apresentadas diretamente no corpo do paciente, movendo-se à medida que ele se move.

Ian Watts, um dos estudantes que conceberam o sistema, explicou que a ideia era criar um sistema que mostrasse aos médicos a anatomia interna do paciente.

A tecnologia envolve o uso de um sistema de deteção de movimento com infra-vermelhos e marcadores no corpo do paciente, e de um projetor para apresentar as imagens. A maior dificuldade, segundo Watts, é conseguir que a imagem acompanhe o movimento do paciente, um problema que foi ultrapassado com recurso a software customizado.

O estudante assegura que a tecnologia tem uma miríade de aplicações, incluindo ensino, fisioterapia, cirurgia laparoscópica e mesmo planeamento cirúrgico.

O ProjectDR tem também a capacidade de apresentar imagens segmentadas – por exemplo, apenas dos pulmões ou dos vasos sanguíneos.

Ian Watts está a agora a refinar o sistema para melhorar a calibração automática e adicionar componentes, como sensores de profundidade. O próximo passo será testar a viabilidade do programa em ambiente clínico.

Pierre Boulanger, professor do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Alberta, explicou que o sistema será utilizado numa simulação cirúrgica, de modo a testar os prós e contras da utilização em contexto real. Paralelamente, estão a ser desenvolvidos estudos-piloto para aferir da viabilidade de usar o sistema no ensino da quiropraxia e em procedimentos de terapia física.

O sistema já foi apresentado em novembro no Simpósio de Software e Tecnologia de Realidade Virtual, na Suécia.

Mais informação em https://www.ualberta.ca/science/science-news/2018/january/augmented-reality-tech-see-under-skin-without-scalpel

Imagem: rawpixel / Unsplash

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.