Prevenção da Doença do Legionário na Clínica Universidad de Navarra

Em 1973, um grupo de 189 turistas ingleses esteve num hotel em Benidorm, Alicante (Espanha) durante 10 dias. A sete dias do regresso, um turista morreu de pneumonia antes de aterrar no aeroporto de Glasgow e outros dois turistas morreram também de pneumonia nos dias seguintes. Durante a investigação epidemiológica foram entrevistados 252 turistas que também tinham estado no hotel e 34 por cento apresentara sintomas respiratórios, mas não foi possível isolar o agente responsável. 

Em julho de 1976, numa convenção da legião americana, em Filadélfia, houve um surto que resultou na contaminação de 221 pessoas com pneumonia, sendo que 34 morreram. A investigação dos CDC conduziu ao isolamento da bactéria responsável pela doença, a Legionella neumophilla.

Em 1977, o CDC demonstrou, com estudos serológicos, que o surto de Benidorm se devera à Legionella

A Doença do legionário é uma pneumonia produzida pela Legionella spp. Trata-se de uma bactéria intracelular aeróbia que causa doenças adquiridas na comunidade e também nosocomiais. A Legionella transmite-se através da inalação de aerossóis provenientes essencialmente da água. Na ausência de água a bactéria pode sobreviver como parasita intracelular de protozoários. Na água cresce com mais facilidade numa temperatura entre os 25 e os 42 ºC, em situações de estancamento ou que facilitem a sedimentação. Como parasita de protozoários pode resistir a alterações de pH e de temperatura e a situações de escassez de nutrientes. 

Francisco Guillén-Grima 

Medicina Preventina, Clínica Universidad de Navarra, Plampona, Espanha.

Departamento de Ciências da Saúde, Universidad Pública de Navarra.

Sara Guillén-Aguinaga

Departamento de Ciências da Saúde, Universidad Pública de Navarra, Plampona, Espanha.

Cuidados primários, Serviço Navarro de Saúde, Navarra.

Artigo publicado na edição nº88 da TH

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.