Prática clínica de Neurocirurgia no HGO integra formação académica

Fotografia: ULS Almada-Seixal

A prática clínica do laboratório de monitorização neurofisiológica intraoperatória (MNIO) do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Garcia de Orta (HGO), da ULS Almada-Seixal, integra, desde março, a formação académica da Licenciatura em Fisiologia Clínica, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Lisboa.

De acordo com a ULS Almada-Seixal, “Estudos Invasivos em Neurofisiologia” é a primeira Unidade Curricular a nível nacional a abordar os conteúdos e aptidões dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT), em Neurofisiologia e Cardiopneumologia, e tem como objetivo capacitar os TSDT com competências básicas nesta área de atuação específica.

“Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular permitem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para compreender, aplicar e interpretar as várias técnicas neurofisiológicas invasivas, assim como adquirir conhecimentos sobre fisiopatologia, essenciais ao estudo da função cerebrovascular, cerebral, do tronco cerebral, da medula e do nervo periférico”, refere a ULS Almada-Seixal em comunicado.

O MNIO teve início em julho de 2013, e desde então têm sido estabelecidas indicações clínicas, protocolos de atuação, adequação de consumíveis, gestão de equipamentos e também formação nesta área, ainda pouco desenvolvida em Portugal.

O médico João Leote, responsável pelo desenvolvimento da MNIO e parte integrante da equipa a tutorar esta Unidade Curricular, realçou a importância do HGO para o desenvolvimento da área da monitorização neurofisiológica intraoperatória.

Para a ULS Almada-Seixal, a “aproximação do Hospital à Academia representa uma mais-valia para a investigação em saúde, para a formação e para a melhoria dos cuidados prestados aos utentes”.