Parceria leva imagiologia a locais remotos

A Fujifilm Healthcare Europe, empresa de soluções de imagens médicas, tornou-se parceira organizacional da Faculty of Remote, Rural and Humanitarian Healthcare (FRRHH) [Faculdade de Saúde Remota, Rural e Humanitária], parte do Royal College of Surgeons de Edimburgo.

O corpo docente visa melhorar os resultados de saúde de indivíduos que vivem e trabalham em áreas remotas, rurais, austeras e com risco de vida, uma meta complementada pelas tecnologias de imagem portáteis da Fujifilm, que permitem o acesso a imagens de diagnóstico para pacientes em locais remotos.

“O acesso a imagens médicas em locais remotos ou rurais pode ser uma luta, resultando em consultas perdidas ou atraso no diagnóstico de problemas médicos”, referiu a Fujifilm em comunicado.

A empresa deu como exemplo as ilhas remotas – como as Ilhas Ocidentais – onde os pacientes geralmente incorrem em despesas significativas, tanto de dinheiro como de tempo, para viajar para o continente e aí receber imagens. Também pacientes em navios no mar podem estar a dias de distância do porto mais próximo.

A Fujifilm oferece uma gama de soluções de imagem – incluindo os sistemas de raios X portáteis FDR nano mobile e FDR Xair, assim como o ultrassom sem fios iViz – que permitem que as soluções de imagem sejam levadas mais perto do paciente.

“Estamos muito satisfeitos em apoiar o importante trabalho da FRRHH em nome das pessoas que vivem em áreas remotas e rurais. Todos os pacientes devem ter acesso a cuidados de saúde de qualidade, onde quer que morem, e estamos satisfeitos que as nossas tecnologias de imagem possam ajudar a atingir esse objetivo”, disse o diretor administrativo da Fujifilm Healthcare Europe, Masaharu Fukumoto.

“Por exemplo, o nosso sistema móvel de raios-X FDR Nano é menor e mais leve do que os sistemas móveis de raios-X tradicionais, tornando-o perfeito para clínicas locais que podem não ter um conjunto de raios-X dedicado e que precisam de deslocar equipamentos entre as salas. O sistema portátil de raios X FDR Xair é totalmente portátil, podendo ser utilizado em postos de saúde pop-up, ou pode ser levado aos pacientes por um radiologista”, continuou.

“Da mesma forma, o ultrassom sem fio iViz tem o tamanho de um telemóvel e é fácil de usar, sendo uma ferramenta útil para médicos que trabalham em locais remotos. Juntas, essas soluções tornam a imagiologia médica mais acessível para pacientes que lutam para frequentar instalações de saúde tradicionais”, concluiu Masaharu Fukumoto.

A Fujifilm Portugal S.A. detém todo o portfólio de equipamentos, acessórios, incluindo Medical IT, entre os quais se destacam as opções portáteis de Imagiologia e Ecografia referidas.