O impacte da Engenharia da Saúde nas IACS

As Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) e o aumento da resistência aos antimicrobianos são problemas relacionados, cujo agravamento à escala mundial é preocupante. Entende-se por IACS todas as infeções contraídas quando se prestam cuidados de saúde e/ou durante a estadia do indivíduo num estabelecimento de saúde, o que inclui a prestação de cuidados ambulatórios, hospitalares ou de longa duração.

A Organização Mundial da Saúde refere que as IACS dificultam o tratamento adequado de doentes em todo o mundo, sendo também mencionadas como uma causa importante de morbilidade e mortalidade, bem como do consumo acrescido de recursos, quer hospitalares quer da comunidade.

Em 2016 e 2017, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) coordenou estudos de prevalência de ponto sobre as IACS em hospitais e unidades de cuidados continuados, em países da União Europeia/Espaço Económico Europeu. Estima-se que ocorram, em cada ano, em hospitais e unidades de cuidados continuados europeus, um total de 8,9 milhões de IACS. Mais de metade das IACS são consideradas preveníveis. As IACS, por si só, causam mais mortes na Europa do que qualquer outra doença infeciosa.

A Direcção-Geral da Saúde reconhece que as IACS são um problema nacional de grande acuidade, afetando não só a qualidade da prestação dos cuidados mas também a qualidade de vida dos doentes e a segurança dos doentes e dos profissionais, aumentando exponencialmente os custos diretos e indiretos do sistema de saúde. No âmbito da defesa do Serviço Nacional de Saúde, foi definido como prioridade o combate às IACS, as quais são responsáveis por custos que ascendem a cerca de 300 milhões de euros anuais. (...)

por Carla Dias, mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa; integrou a Área Funcional de Engenharia Sanitária, do Departamento de Saúde Pública, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. em 2004, e faz parte do Grupo Coordenador Regional do PPCIRA desde 2012

Artigo completo na TecnoHospital nº112, jul/ago 2022, dedicada ao tema 'O impacte da Engenharia e Arquitetura da Saúde nas IACS'