Bloco operatório do futuro: mais integração, menos erros

Andreas Melzer, diretor executivo do Innovation Centre for Computer-Assisted Surgery (ICCAS), em entrevista ao portal MEDICA-tradefair.com, falou sobre a integração de dispositivos nos blocos operatórios do futuro. O objetivo do ICCAS é otimizar diagnósticos e terapêuticas através do uso de sistemas assistidos por computador.

A organização faz parte do OR.net, um projeto de investigação conjunta cujo objetivo é ligar todos os componentes do bloco operatório para permitir a comunicação e integração num sistema de controlo central. O objetivo é aumentar a eficácia, evitar erros e aumentar a segurança do doente. Para Melzer, o futuro far-se-á de suaves interações entre dispositivos médicos, e não de um determinado sistema ou equipamento específico.

Hoje, é necessário que um profissional ajuste os dispositivos do bloco a pedido do cirurgião. O tipo de interligação que se pretende alcançar com estes projetos poupa tempo ao tornar o processo automático, explica Melzer, o que também aumenta a segurança e reduz a taxa de erro. A aplicação da manutenção preventiva aumenta a fiabilidade do sistema. Além disso, a equipa pode centrar-se apenas no paciente.

Os instrumentos mais invasivos desempenham um papel fundamental na ótica da integração. Ao cirurgião, tem de ser dada informação sobre esses dispositivos e opções de controlo remoto.

Os sistemas de navegação

Melzer alerta ainda que os sistemas de navegação têm montagem complexa, requerendo a intervenção de várias pessoas. No entanto, permitem ao cirurgião aceder ao local cirúrgico no corpo, mesmo que seja muito pequeno ou parcialmente invisível.

A cirurgia assistida por computador

Embora hoje já existam vários procedimentos não-invasivos, como as ressonâncias magnéticas, o futuro residirá, segundo Melzer, em estender os métodos não invasivos ao tratamento, e não apenas ao diagnóstico, tratando por exemplo cancro através de um mecanismo semelhante, de modo a que apenas as células cancerígenas sejam afetadas e não expondo o paciente a infeções do local cirúrgico.

Mais informação em https://www.medica-tradefair.com/cgi-bin/md_medica/lib/pub/tt.cgi/OR_of_the_future_Surgical_navigation_systems_and_integrated_devices.html?oid=88437&lang=2&ticket=g_u_e_s_t

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.