Instalações e equipamentos de saúde e controlo da infeção em contexto de pandemia - parte I

Está demonstrado que os países que possuem uma estrutura da saúde universal, enfrentaram a pandemia com mais eficácia, abnegação e cultura clínica. Os profissionais de saúde em Portugal estão ao mais alto nível dos países desenvolvidos.

A propagação e dispersão do coronavírus colocou em causa a economia dos países, a produção e prestação de serviços das empresas, a capacidade de resposta dos serviços nacionais de saúde, a liberdade de movimento das pessoas. Impôs-se uma crise sem precedentes que gera inúmeras dúvidas, preocupações e extremas dificuldades.

As Unidades de Saúde Pública dos ACES assumiram a liderança e a Medicina Geral e Familiar o papel que lhe cabe, ou seja, ser o primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde, proporcionando acesso aberto e ilimitado, e gerindo os problemas de saúde, independentemente das características individuais da pessoa. (...)

Em colaboração com Nelson Baltazar

Artigo completo na TecnoHospital nº101, set/out 2020

João Jorge Durão Carvalho

Membro do Conselho de Redação da TecnoHospital / ex-Diretor do SIE do CHLN

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.