Instalações e equipamentos de saúde e controlo da infeção em contexto de pandemia – parte II

A importância e oportunidade do tema, bem como a certeza de que o contexto pandémico continuará a marcar a vida de todos nós, durante muitos meses, leva-nos a voltar ao assunto e a apresentar, nesta edição, quatro textos de especialistas de diversas áreas profissionais, o que naturalmente valoriza o seu conteúdo e o torna mais apelativo para a generalidade dos leitores da TH.

O Engº João Infante, atual Técnico Superior do Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS-LVT e ex-Diretor da Área de Gestão de Instalações e Equipamentos do CHL Central, conclui a sua pormenorizada abordagem do tema, já publicada na TH 101, com um novo texto, que prospectivamente se propõe «Repensar as Instalações e Equipamentos de Saúde no período pós-Covid 19, com responsabilidade, confiança, segurança, proximidade e sustentabilidade».

Por sua vez, o Dr. Lúcio Meneses de Almeida, médico especialista e consultor em Saúde Pública da ARS Centro, apresenta-nos um bem documentado artigo, intitulado «Pandemia da Covid-19: Dinâmica epidémica e controlo da Infeção».

O Dr. Lúcio de Almeida é o atual Presidente da APIH - Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, o que reforça ainda mais o «peso» da sua contribuição. No final do seu texto o autor relembra o Despacho nº 7216/ 2015, de 1 de julho, e a necessidade de dar cumprimento ao referido despacho que «determina a criação, nas entidades da rede hospitalar do SNS, de serviços de investigação, epidemiologia clínica e de saúde pública hospitalar». (...)

Em colaboração com Rui Moutinho

Artigo completo na TecnoHospital nº102, nov/dez 2020

Fernando Barbosa

Consultor Editorial da TecnoHospital / Engenheiro

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.