Inaugurado espaço de apoio a pessoas com doenças avançadas no IPO Porto

Fotografia: Fundação ”la Caixa”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou, a 8 de abril, o primeiro Espaço Fundação ”la Caixa” de Apoio Integral em Portugal juntamente com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o curador da Fundação ”la Caixa” e presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva, o diretor-geral da Fundação ”la Caixa”, Antonio Vila Bertrán, e o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), Júlio Oliveira.

Segundo comunicado da Fundação ”la Caixa”, trata-se de um recurso de apoio pioneiro no país, localizado no segundo piso do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto e concebido como um ambiente de humanização da saúde. Neste espaço, a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), em colaboração com os profissionais de saúde do referido serviço, proporciona apoio integral às pessoas que sofrem de doenças crónicas avançadas.

A disponibilização deste recurso enquadra-se no Programa para o Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas – Humaniza, da Fundação “la Caixa”. Este Programa nasceu em Espanha, em 2008, e foi trazido para Portugal dez anos depois, com o intuito de complementar os cuidados de saúde prestados às pessoas com doenças avançadas, oferecendo-lhes a elas e às suas famílias apoio emocional, social e espiritual, assim como apoio no luto e apoio aos profissionais.

Segundo a fundação, este Programa pioneiro consolidou-se desde cedo como um modelo de apoio e organização e está em permanente processo de inovação.

“Este espaço permite uma pausa, num ambiente sereno, na complexa situação de doença e hospitalização. Este é o primeiro espaço em Portugal e sétimo na Península Ibérica que a Fundação ”la Caixa” disponibiliza”, destacou o curador Artur Santos Silva.

“Este projeto, desenvolvido em parceria com a Fundação ”la Caixa”, está alinhado com os valores e objetivos estratégicos da nossa instituição, dando relevo à dimensão da humanização dos cuidados de saúde e proximidade à comunidade. Neste que é o maior e mais antigo Serviço de Cuidados Paliativos em Portugal, onde se assume como prioridade a dignificação da condição humana e a diminuição do sofrimento, procura-se inovar na organização dos cuidados, na qualificação do espaço e das equipas de forma a atingir esse propósito. Assim, este projeto e o programa Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas – Humaniza da Fundação ”la Caixa” veio reforçar a nossa capacidade e qualidade de resposta no apoio a pessoas com doença oncológica avançada e seus cuidadores”, explicou o presidente do IPO Porto, Júlio Oliveira.

Este espaço visa assim contribuir para criar bem-estar e reduzir o stress dos doentes e dos seus familiares, oferecendo um espaço de proximidade e introspeção; favorecer a comunicação entre os doentes e os seus familiares num ambiente privado que lhes permita descontrair e descansar; e facilitar a realização de atividades lúdicas ou de distração (pintura, música, escrita), bem como a participação de voluntários.