A Importância da Saúde Ambiental no Atual Contexto Pandémico

A Saúde Ambiental relaciona-se com aspetos da saúde humana, incluindo qualidade de vida, determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do meio ambiente.

O Plano Nacional de Ação Ambiente e Saúde (PNAAS), coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), visa melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlar e reduzir riscos para a saúde com origem em fatores ambientais e ainda promover a integração do conhecimento e a inovação e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento económico e social do país. A Saúde Ambiental é uma área eminentemente interdisciplinar, sendo a Epidemiologia a disciplina que procura colocar o ser humano no centro das suas preocupações, através da busca de nexos e novas relações entre o habitat e as condições de vida e saúde.

A importância que o ambiente tem para a saúde, está bem expressa nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e podemos estabelecer relação direta entre a Saúde Ambiental e a maioria dos ODS. Os ODS estão intimamente ligados aos determinantes ambientais e sociais da saúde: o ambiente influencia diretamente a saúde de várias formas, inclusive através de exposições prejudiciais, infraestruturas inadequadas, ecossistemas degradados e más condições de trabalho; riscos ambientais, como as alterações climáticas e a poluição do ar (nomeadamente dentro das habitações), afetando desproporcionalmente os países pobres. Os impactos ambientais e sociais levam a problemas de saúde, e os problemas de saúde afetam ainda mais as pessoas através de maiores gastos com assistência médica, perda de abrigo, perda de rendimento ou aumento de gastos para compensar serviços inadequados. Intervenções para melhorar o ambiente podem contribuir muito para o cumprimento dos ODS e consequentemente a promoção da saúde devendo, para isso, que os governos mundiais comecem a apostar, cada vez mais, na Prevenção. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº102, nov/dez 2020

Ana Catarina Lança

Técnica Superior de Segurança do Trabalho