Hospital de Cantanhede investe em equipamento de colposcopia

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede disponibiliza agora um serviço mais completo e de mais rápida resposta às necessidades das mulheres da sua área de referência.

Com a recente aquisição do equipamento de colposcopia será possível prestar um melhor serviço à mulher com aumento do número de doentes atendidas permitindo a resolução imediata de lesões do colo do útero em estadios iniciais.

“O vírus do papiloma humano (HPV) é, nos dias de hoje, uma das infeções sexualmente transmissíveis mais comuns a nível mundial. Pode originar lesões benignas mas, em raras situações, pode evoluir para cancro, nomeadamente o do colo do útero”, lê-se numa nota divulgada pelo Serviço Nacional de Saúde.

O cancro do colo do útero é o segundo tipo de cancro mais frequente nas mulheres e a doença mais relevante associada ao HPV, especialmente quando não é detetado precocemente, lê-se no mesmo comunicado.

De acordo a administração do hospital, esta nova valência do Hospital de Cantanhede foi apresentada à vereadora Célia Simões, em representação da Câmara Municipal de Cantanhede, e à médica Joana Seabra, em representação do ACES Baixo Mondego que reconheceram a mais-valia deste serviço.