Hospitais privados receberam 106 doentes infetados pelo COVID-19

Os hospitais privados passaram a assegurar o diagnóstico, o tratamento e internamento dos seus doentes diagnosticados com o novo coronavírus.

Na sequência da entrada em vigor da fase de mitigação da pandemia, existem cinco hospitais privados que totalizam cerca de 330 camas destinadas a pessoas infetadas pelo COVID-19, incluindo cerca de 80 camas de cuidados intensivos. 

Segundo comunicado divulgado, na passada quarta-feira encontravam-se 106 doentes infetados internados e já tinham sido registados mais de 200 diagnósticos positivos que, entretanto, tiveram alta e estão a ser acompanhados no domicílio.

“Há também a registar nestes dias que, em diversas regiões do país, os hospitais privados têm dado o apoio solicitado como hospitais de segunda linha, nomeadamente no internamento de doentes que estavam nos hospitais públicos ou no acolhimento de residentes de lares”, explicou o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar.

A APHP reiterou a disponibilidade dos hospitais privados no sentido de reforçar a colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Tendo em conta que as necessidades dos portugueses em termos de cuidados de saúde (emergência médica, cirurgias, meios complementares de diagnóstico, internamento, etc) e de modo a garantir tempos de atendimento condizentes com a condição clínica e não sobrecarregar hospitais do SNS, os hospitais privados estão em condições de dar um importante contributo para um aumento assistencial”, assegurou Óscar Gaspar.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.