HDS adapta estruturas para minimizar risco de contágio

O Hospital de Santarém (HDS) adaptou as suas estruturas, de modo a minimizar o risco de contágio da Covid-19 e proporcionar condições de conforto aos seus utentes.

Assim, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil da Autarquia de Santarém, foi instalada uma estrutura de apoio, que funcionará como sala de espera, para os utentes que afluem à instituição para a realização de análises ou outros exames complementares de diagnóstico.

A instalação desta estrutura está enquadrada num conjunto de medidas mais vastas que estão a ser levadas a cabo pelo HDS, garantindo uma assistência segura e de qualidade a todos os utentes.

Entre as medidas, o hospital salientou, em comunicado, a gestão de utentes em ambulatório, que passarão a entrar por acessos distintos, consoante se dirijam às diversas valências do HDS – consulta externa, hospital de dia e exames complementares de diagnóstico.

Assim, a entrada de utentes passará a ser controlada por funcionários destacados para o efeito, será efetuada avaliação de temperatura à entrada, o acesso só pode ser feito por hora marcada, o direito a acompanhante fica condicionado somente a utentes cujo grau de dependência assim o exija, e é obrigatório a utilização de máscara cirúrgica.

Segundo o HDS, estas medidas visam promover a segurança e um fluxo mais eficaz dentro da instituição, evitando aglomerados nas salas de espera dos serviços, prevenindo assim a transmissão do coronavírus Sars-Cov-2.