HDFF consignou novo bloco operatório

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) consignou a construção do novo bloco operatório, um investimento de 4,1 milhões de euros e que deverá estar concluído dentro de 18 meses.

A consignação decorreu ontem e a empreitada será concretizada pela empresa Construções Corte Recto – Engenharia & Construção Lda.

O futuro bloco vai dar resposta às necessidades de uma população residente ligeiramente superior a cem mil habitantes, “que sofre um acréscimo notável na época balnear, e contribuirá para o reforço dos objetivos do hospital”, destacou o hospital em comunicado.

De acordo com o HDFF, o novo bloco operatório tem como principais objetivos garantir a melhoria da qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados aos utentes com o “intuito de responder de forma cada vez mais eficiente, humanizada e qualitativa, às necessidades crescentes da população, recentrando o hospital com vista à otimização de recursos e à melhoria das acessibilidades dos utentes”.

O novo bloco, que se vai localizar na área contígua ao atual Serviço de Urgência, piso -1, envolve um investimento total de 4.120.499,91 euros, sendo que 85 por cento são provenientes do Programa de Fundos Comunitários FEDER-Centro 2020.

Este contará com quatro salas de cirurgia, uma sala de indução anestésica, cirurgia de ambulatório, salas de recobro e áreas de apoio, e será dotado com as tecnologias mais recentes.

“Esta consignação assinada é o culminar de um processo com vários anos de evolução e que finalmente hoje passou à prática. Mostra também que, mesmo em tempo de dificuldades, o hospital continua a apostar na melhoria da oferta dos cuidados aos seus doentes”, referiu o presidente do Conselho de Administração do HDFF, Manuel Teixeira Veríssimo, na cerimónia de assinatura da consignação.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.