Estudos técnicos para ampliação do hospital de Beja avançam

Fotografia: SNS

O Governo determinou a realização de estudos técnicos pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para a ampliação do hospital de Beja.

O despacho sobre a futura reorganização e ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, foi publicado a 14 de dezembro, em Diário da República.

A realização deste estudo resulta do compromisso assumido no decurso da iniciativa Saúde Aberta, em julho, no Baixo Alentejo, sendo uma das carências então identificadas a ampliação do edifício do hospital de Beja.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, este despacho solicita à ULSBA que “faça uma análise sobre o atual perfil assistencial do hospital” e que aponte “as necessidades que existem” na unidade para a “fazer evoluir”.

O objetivo é, face ao atual programa funcional do hospital, avaliar os circuitos de funcionamento e determinar quais as valências e as respostas necessárias para aquele hospital no futuro, donde decorre a necessária avaliação de alargamento do edifício.

Ricardo Mestre disse que ainda é pedida uma avaliação económica sobre a ampliação da unidade hospitalar para o Governo ficar a saber “o volume financeiro que está associado” e a identificação de fontes de financiamento para o projeto.

“A ideia é que se faça este trabalho, nos próximos meses, e que, depois, possam ser tomadas as decisões sobre o alargamento concreto e em que condições”, sublinhou.

As tarefas agora solicitadas à ULSBA terão de estar concluídas até 30 de junho de 2024 e colocadas num relatório dirigido ao membro do Governo responsável pela área da saúde.

Para este trabalho, a ULSBA vai contar com a colaboração da Administração Central do Sistema de Saúde e da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, entre outras entidades.