Equipamentos de ventilação para controlo da contaminação - Soluções para quartos de isolamento e outros espaços contaminados

Na actual situação de pandemia da COVID-19, causada pelo surto do vírus SARS-CoV-2, a EVAC desenvolveu uma nova gama de equipamentos para poder dar resposta à urgente necessidade de controlo da contaminação do ar de determinados espaços, como são exemplo os quartos de isolamento em instalações hospitalares (muitas vezes designados, na comunicação social, por quartos de pressão negativa ou quartos de contenção), quartos em lares e instituições de apoio à terceira idade, salas de isolamento nos mais variados tipos de edifício, assim como muitos outros espaços similares. Estes equipamentos, nomeadamente a Unidade Purificadora de Ar, serão decerto também de grande utilidade mesmo após a fase de confinamento obrigatório, de forma a minimizar a probabilidade de contaminação e transmissão pela via respiratória.

Trata-se de equipamentos vocacionados para espaços de pequena/média dimensão, com elevada necessidade de descontaminação do ar e/ou necessidade de controlo da contaminação cruzada por ventilação (por forma a evitar a contaminação dos espaços adjacentes).

Estes equipamentos têm sido desenvolvidos como resposta às necessidades de muitos profissionais do sector (projectistas e instaladores de ventilação e climatização), assim como dos próprios responsáveis pelos edifícios e suas instalações, que têm procurado na EVAC um parceiro que os ajude na definição e desenvolvimento das melhores soluções para os seus problemas. Como tal, estes equipamentos foram já fabricados e testados em funcionamento real, sendo grande a receptividade e satisfação do mercado aos equipamentos e a este esforço e dedicação da EVAC de desenvolvimento e fabrico destes novos produtos, tão importantes no âmbito da situação de pandemia actual.

Actualmente, a produção da empresa foi direcionada para este tipo de unidades, sendo o seu prazo de entrega praticamente imediato. 

Desta forma, a EVAC apresenta três tipos de unidades, compactas e versáteis, com a finalidade de controlo da contaminação do ar:

– Unidade para Quartos de Isolamento

– Unidade Purificadora de Ar

– Unidade de Extração (filtragem hepa)

Unidade para Quartos de Isolamento – UQI

Trata-se de uma unidade de duplo fluxo (insuflação de ar pré-tratado e extracção de ar contaminado), concebida para quartos de isolamento. Tem como principal função a descontaminação do ar, quer no circuito de insuflação, quer no circuito de extracção, permitindo, simultaneamente, manter o espaço em pressão negativa1. Unidade de muito fácil instalação.

Entre outras características, destacam-se os painéis em dupla chapa (cor exterior branco e interior com acabamento antibacteriano de limpeza fácil, classe C42), os ventiladores de baixo consumo eléctrico, a porta de dobradiças com fecho de chave, a fácil movimentação por rodas 360º com travão, a possibilidade de múltiplas entradas e saídas de ar, a filtragem H13 ou H143 na insuflação e a filtragem H13 ou H143 (ou ambas) na extracção. A unidade tem sistema de comando de controlo integrado (interruptor de corte eléctrico geral, avisos luminosos de pressão na sala, avisos luminosos de colmatação dos filtros, selector independente para cada ventilador, sistema de controlo do caudal de ar, sistema de acção rápida sobre o caudal de ar por forma a manter a pressão parametrizada para o espaço, medição e visualização dos caudais de ar e medição e visualização da pressão diferencial da sala) - Quadro 1.

Quadro 1

Unidade Purificadora de Ar – UPA

Trata-se de uma unidade de simples fluxo (recirculação de ar) para espaços com elevado grau de contaminação. Tem como principal função a diminuição da concentração de partículas no ar e, como consequência, a diminuição da concentração de vírus no ambiente. Unidade portátil e sem necessidade de instalação.

Entre outras características, destacam-se os painéis em dupla chapa (cor exterior branco e interior com acabamento antibacteriano de limpeza fácil, classe C42), o ventilador de baixo consumo eléctrico, a porta de dobradiças com fecho de chave, o sistema de segurança de contacto na porta e o atenuador acústico (uma vez que a unidade é para colocação no próprio espaço a tratar), a fácil movimentação por rodas 360º com travão, a filtragem H13 ou H143 (ou ambas) e a protecção superior ao pó. A unidade é dotada de interruptor de corte eléctrico geral, avisos luminosos de colmatação dos filtros e regulador de caudal (para fácil ajuste do caudal de ar em função do volume da sala) - Quadro 2.

Quadro 2

Unidade de Extracção (filtragem hepa) – UE

Trata-se de uma unidade de simples fluxo (extracção), com certificação EUROVENT, para extração de ar de espaços altamente contaminados. Tem como principal função a diminuição da concentração de partículas no ar e, como consequência, a diminuição da concentração de vírus do ambiente (até mesmo a sua eliminação).

Entre outras características, destacam-se os painéis em dupla chapa (cor exterior branco e interior com acabamento antibacteriano de limpeza fácil, classe C42), o ventilador de baixo consumo eléctrico, as portas de dobradiças com fecho de chave, a filtragem absoluta H13 ou H143, o óculo para inspecção, o manómetro de ponteiro  (para leitura da pressão diferencial do filtro absoluto ) e o registo interior na exaustão (de fecho automático quando a unidade é desligada).  A unidade tem sistema de comando de controlo integrado (interruptor de corte eléctrico geral, avisos luminosos de pressão na sala, avisos luminosos de colmatação dos filtros, sistema de controlo do caudal de ar (ou pressão), medição e visualização do caudal de ar e medição e visualização da pressão diferencial da sala) – Quadros 3 e 4.

Quadro 3

Quadro 4

Todo o processo de projecto, desenvolvimento e concepção destes produtos foi efectuado internamente, no Departamento de Engenharia da empresa, coordenado por Pedro de Sousa Lapa (Eng.º Mecânico, director do Departamento de Engenharia e Administrador da EVAC).

1 - A unidade permite controlar a pressurização ou despressurização do espaço. É referido pressão negativa, uma vez que, em situações de doenças altamente contagiosas (como é o caso da COVID-19) o objectivo é manter o quarto em depressão (pressão negativa) relativamente aos espaços adjacentes.

2 - Unidade preparada para utilização em ambiente corrosivos, classe C4, de acordo com a norma ISO 12944-2.

3 - Classificação de acordo com a norma EN 1822 (filtros de ar de alta eficiência, para partículas).

4 - Para 12 RPH (renovações de ar por hora), de acordo com a recomendação da norma ANSI/ASHRAE/ASHE 170: 2017 (Ventilation of Health Care Facilities) para enfermarias de isolamento de doentes com doenças infectocontagiosas transmissíveis por via aérea.

5 - Para a velocidade média (a 1 metro de distância)

por Miguel Jesus, Eng.º Mecânico, Departamento de Engenharia, EVAC

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.