Diagnosticar a tuberculose em 90 minutos

A Nano4 Global, uma startup de nanotecnologia, recebeu financiamento comunitário no valor de 1,4 milhões de euros para um projeto de inovação que consiste no desenvolvimento de um teste colorimétrico que permite fazer o diagnóstico de tuberculose em 90 minutos, quando atualmente demora 3 dias.

O financiamento foi atribuído ao abrigo do programa comunitário SME Instrument do Horizonte 2020. Além da Nano4 Global, também a I2S, que desenvolve software para seguradoras, foi premiada com um montante similar.

As duas empresas já tinham ganho na Fase 1 deste instrumento. A Agência Nacional de Inovação (ANI), através do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro (GPPQ), apoia as empresas que se queiram candidatar ao SME instrument e, neste caso, ajudou as duas empresas a preparar a proposta e a sua apresentação (“pitch”) em Bruxelas.

A Nano4 Global desenvolve a plataforma NANO4 para diagnóstico molecular com potencial para point-of-need. A plataforma pode ser aplicada a qualquer condição cujo biomarcador seja DNA ou RNA, e baseia-se em em nanossondas de ouro que permitem a deteção do alvo molecular num simples e rápido teste in vitro cujo resultado é atingido por uma alteração colorimétrica. A Nano4 Global tem um sistema para o diagnóstico molecular de Tuberculose em avaliação clínica, estando a aplicação a outras indicações e alvos em desenvolvimento pré-clínico. A plataforma Nano4 é uma tecnologia totalmente desenvolvida em Portugal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.