Criado sapato que monitoriza pé diabético através de app

Fotografia: SMART-HEALTH-4-ALL

Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) desenvolveram um sistema que, incorporado num sapato e ligado a uma aplicação móvel, permite monitorizar o pé diabético e prevenir o desenvolvimento de complicações.

A tecnologia desenvolvida no instituto do Porto foi integrada na palmilha de um sapato específico para o pé diabético, uma das complicações mais graves da diabetes.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do SMART-HEALTH-4-ALL, projeto europeu que terminou em junho de 2023 e que culminou na criação de vários dispositivos médicos, entre os quais o ‘My Care Shoe’.

Trata-se de um sapato que integra diversas tecnologias inovadoras integradas na sua estrutura, que se conecta com uma aplicação móvel, com informação e alertas em tempo real.

Foi criado em parceria com a Ortomedical, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, o ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto e o 2CABraga – Centro Clínico Académico.

O ‘My Care Shoe’ integra, por exemplo, atuadores que estimulam a circulação sanguínea e sensores que detetam parâmetros de risco. A integração de tecnologias wearable de monitorização, sensorização e personalização foi responsabilidade da equipa do INEGI.

“Partindo do calçado Ortomedical, específico para pé diabético e aprovado pela APDP (Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal), foi desenvolvido o ‘My Care Shoe’, um sapato que integra diversas tecnologias inovadoras, totalmente integradas na sua estrutura e sem comprometer o conforto e a segurança do utilizador”, lê-se na página da SMART-HEALTH-4-ALL.

Esta tecnologia tem monitorização 3D das pressões plantar e dorsal do pé; atuadores que permitem estimular a circulação sanguínea e regular a pressão em regiões onde se verifique a existência de hiperpressão; sensores de temperatura e humidade para controlar os parâmetros de risco; e propriedades antimicrobianas e antifúngicas que garantem a segurança.

Adicionalmente, o ‘My Care Shoe’ conecta-se com uma aplicação móvel, através da qual é possível visualizar, em tempo real, as pressões exercidas pelo pé nas diferentes regiões e, em caso de hiperpressão, receber um alerta do sistema.

“Este produto permite, assim, a realização de serviços de diagnóstico personalizados, de forma a definir as características específicas do paciente”, refere a SMART-HEALTH-4-ALL.

Inserido nos “Programas Mobilizadores”, que visam a promover o crescimento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, o projeto SMART-HEALTH-4-ALL – Smart Medical Technologies for Better Health and Care é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Portugal 2020.