CICI2021 vai decorrer em março em formato digital

A Ixus Formação e Consultadoria está a organizar o Congresso Internacional de Controlo de Infeção CICI2021, a realizar-se através da plataforma ZOOM nos dias 25 e 26 de março.

O congresso irá debater as Infeções Associadas a Cuidados de Saúde (IACS) e o aumento da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos (RAM), que “são problemas relacionados e de importância crescente à escala mundial”, lê-se em comunicado divulgado.

De acordo com a organização, estes dificultam o tratamento adequado do doente e são causa de significativa morbimortalidade, prolongam os internamentos e agravam os custos em saúde, inviabilizam a qualidade dos cuidados e são a principal ameaça à segurança dos cidadãos.

Ao longo do programa serão abordadas diversas temáticas, entre elas “Covid19: impactos e estratégias em tempo de pandemia”, “Controlo de Infeção”, “Controlo da infeção nos diversos contextos: Cuidados de Saúde Primários; Cuidados Diferenciados; Cuidados Continuados”, “Epidemiologia de Infeçoes Emergentes e Reemergentes” e “Microrganismos Problema no Hospital: como gerir?”.

A segurança do doente e do profissional de saúde também serão assuntos a discutir ao longo do congresso, assim como os contributos para a prevenção da infeção, as medidas de isolamento e higiene ambiental, biossegurança, prevenção das IACS associada a procedimentos invasivo e as novas recomendações de controlo de infeção e resistência antimicrobiana da Organização Mundial da Saúde.

Também está agendada a realização de vários workshops sobre acessos vasculares, heparinização de cateter, biodescontaminação ambiental, desinfeção de superfícies em meio hospitalar e infeção do leito da ferida.

A submissão de propostas para comunicações livres/e-posters decorre até dia 19 de fevereiro, e as inscrições no congresso podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.