CHULN com diagnóstico do glaucoma através de inteligência artificial

O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) é o primeiro a nível internacional a recorrer a um programa de inteligência artificial que promete revolucionar o rastreio do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Em comunicado, o CHULN referiu que este novo exame permite dar um diagnóstico da doença em segundos, substituindo um circuito de sete exames com cerca de uma hora de duração, poupando recursos e acelerando o tratamento.

O responsável pela Consulta de Glaucoma do CHULN, Luís Abegão Pinto, explicou que com o circuito de exames habitual, só conseguiam atender oito doentes por dia, num processo que ocupava três ortoptistas e exames que depois ainda tinham de ser analisados por um médico.

Agora, “com este novo exame, basta tirar uma fotografia aos olhos e em segundos o programa dá-nos um diagnóstico bastante exato sobre a doença. Isso permite-nos no mínimo duplicar a capacidade de exames diários e ficar apenas com os doentes que realmente precisam de fazer o resto do processo”, referiu Luís Abegão Pinto.

O Serviço de Oftalmologia do CHULN já estabeleceu um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para levar este exame inovador aos centros de saúde, num projeto-piloto que deve arrancar a 1 de fevereiro.

O glaucoma é uma doença de difícil diagnóstico e a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Estima-se que cerca de 400 mil pessoas sofram desta doença em Portugal, metade delas por diagnosticar.