Arquitetura e saúde

Ilustração: Complexo Hospitalar rede Sarah do Rio de Janeiro_João Fego Carneiro

Abordar o tema “Ecossistemas de Ambientes Saudáveis em Saúde” implica inevitavelmente referir todo o esforço que tem sido desenvolvido pela “LABPATS” (Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis), no sentido de sistematizar e criar ferramentas de melhoria das condições gerais de trabalho, que inevitavelmente influenciam a relação trabalhador-utente/cliente. Este grupo de trabalho é formado por psicólogos, sociólogos, gestores e economistas.

Como arquitetos, pela própria génese da profissão que exercemos, consideramos que podemos também contribuir para o desenvolvimento do tema. A arquitetura, na sua essência, não é mais do que uma resposta a algumas necessidades humanas; se remontarmos ao conceito de abrigo, poderemos aferir que a origem da ação do arquiteto será a de criar conforto: o físico e o emotivo (psicológico). Gostamos de pensar a arquitetura afastada da conotação do “fazer um boneco” e, sim, embandeirar a questão da essência humana e do serviço público para o bem comum, que a arquitetura inevitavelmente acarreta.

A arquitetura surge frequentemente associada à arte, como parente da pintura, escultura ou design, mas o âmago da mesma, é o homem, na sua vertente de proteção e bem-estar. Poderemos dizer que a afinidade com as artes assenta nos próprios meios de trabalho, o desenho como ferramenta de estudo. Apesar dos meios serem partilhados, o objetivo difere. “A Arquitetura pertence ao mundo da saúde, (…) a Arquitetura dever-se-á conectar com as pessoas, com os habitantes.” (Mombriedo, 2022). (...)

Por João Fego Carneiro, técnico superior, arquiteto no Serviço de Projetos e Obras – SUCH Engenharia

Artigo completo na TecnoHospital nº120, nov/dez 2023, dedicada ao tema 'Ecossistemas de ambientes saudáveis em saúde'